A neuropsicologia atua mais frequentemente no estudo das funções mentais superiores, sem deixar de estudar áreas como agressividade, sexualidade,
que tradicionalmente são investigadas por abordagens fisiológicas
e biológicas(neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia). Desse modo a neuropsicologia insere-se fortemente o campo das neurociências, com ênfase na neurociência cognitiva.
O neuropsicólogo tem por objetivo principal correlacionar as alterações observadas no comportamento do individuo com as possÃveis áreas cerebrais envolvidas, realizando, essencialmente um trabalho de investigação clinica que utiliza testes e exercÃcios neuropsicológicos. (Malloy-Diniz, 2010)
A avaliação neuropsicológica consiste na utilização de exame clÃnico, aliado a outras ferramentas diagnósticas (exames de neuroimagem, tais como tomografia computadorizada, ressonância magnética,SPECT (Single photon emission computed tomography), observação do comportamento, relatos da famÃlia do paciente e a instrumentos psicológicos, como inventários e outros testes. É um processo complexo, que precisa ser conduzido caso a caso, escolhendo as técnicas mais adequadas à situação real apresentada.
A avaliação neuropsicológica é o primeiro passo para a futura reabilitação neurológica, pois irá identificar as áreas cognitivas com maior dano e, a partir disso, será elaborado o plano de tratamento. |